Você já parou para pensar que aquilo que você come tem influência nos seus hormônios? Sintomas como fome emocional, cansaço excessivo, acne adulta, inchaço abdominal podem ser causados por desequilíbrio hormonal.

Os hormônios são mensageiros químicos que regulam praticamente tudo em nosso corpo como o metabolismo, sono, a fome e saciedade, fertilidade e libido. 

Quando estão em desordem a nossa saúde é afetada e a nutrição pode ser uma grande aliada para esse equilíbrio.

 

O básico que funciona

Procure sempre ter uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados como: frutas, verduras, vegetais, grãos integrais, proteínas de qualidade e boas fontes de gordura como abacate, azeite de oliva e castanhas, evite ultraprocessados e açúcares em excesso.

Uma dieta saudável no dia a dia promove a regulação do açúcar no sangue, melhora da resistência à insulina através das fibras, além das vitaminas e minerais.

 

Fitoestrógenos e menopausa

Os fitoestrógenos são compostos com estruturas muito semelhantes ao estrogênio que nosso corpo produz, eles podem ser grandes aliados na fase de baixo estrogênio como na menopausa aliviando sintomas como ondas de calor e alterações na pele, podendo ser adicionado à dieta alimentos como a linhaça, soja, feijão, ervilha, vagem, nozes e amêndoas.

Respeite o seu ciclo

A mulher vive um ciclo que tem influência no apetite, energia e preferências alimentares, adaptar a alimentação conforme cada fase do ciclo pode ajudar a reduzir incômodos, e melhorar a disposição e desempenho físico.

Na fase menstrual é importante repor o ferro perdido, então foque em carnes vermelhas, leguminosas e folhas verdes escuras, alimentos ricos em vitamina C como frutas cítricas e vegetais frescos.

Na fase folicular consuma grãos integrais e proteínas magras como frango, ovos e frutas, além de vegetais verdes escuros variados.

Na fase ovulatória o foco é manter o equilíbrio hormonal, consumindo boas fontes de gordura e proteínas magras.

Na fase lútea é comum ter mais inchaço, então foque nos alimentos ricos em fibras como frutas, verduras e cereais integrais que podem ajudar a desinchar, é importante lembrar de manter boa hidratação e evitar alimentos ricos em sódio.

Alimentação é informação para o seu corpo funcionar bem. 

Quando você cuida do que coloca no prato, você cuida dos seus hormônios e de toda a sua saúde.

 

 

Por Giovanna P. Castro.
Nutricionista | Cuidado na Saúde da Mulher

 

 

 

Conteúdo de interesse