por Giovanna Castro,

graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, Pós-graduada em Nutrição Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Pós graduada em Nutrição Aplicada a Saúde da Mulher pela faculdade Anhanguera.

 

Quando entramos em redes sociais nos deparamos com várias informações sobre alimentação e dietas, e essas informações sempre geram a pergunta: “Qual seria a melhor dieta?”

Como nutricionista a minha resposta é “ A melhor dieta é aquela que você vai conseguir seguir.”

Quando vamos fazer uma dieta seja essa com objetivo em emagrecimento ou ganho de massa, precisamos pensar em alguns fatores como:

  • Saúde: é importante garantir que essa dieta não vá causar nenhum malefício a saúde.
  • Viabilidade: precisamos ver se a dieta é viável e se encaixa ao estilo de vida daquela pessoa e também se oferta o que aquela pessoa precisa.
  • Conforto: essa dieta precisa ser confortável, é claro que uma dieta pode gerar um estranhamento no início por se tratar de novos hábitos, mas uma dieta muito restritiva ou que mude totalmente os hábitos de uma pessoa dificilmente será seguida.
  • Valor: Uma dieta não precisa ser cara, ela pode ser simples e deve sempre priorizar alimentos in natura que podem ser encontrados por um valor acessível.

 

Um nutricionista além de ser responsável por montar um plano alimentar que atenda suas necessidades individuais, poderá te auxiliar com estratégias que facilitem essa dieta, como aumentar a saciedade usando mais fibras na alimentação, quais alimentos tem menor densidade calórica podendo ser usados em maior quantidade, montagem do prato correta e estratégias para um consumo variado de legumes e vegetais.

Ao pensar em dieta é necessário também pensar em algumas mudanças de hábitos que interferem no consumo alimentar.

O sono tem grande relação com o consumo alimentar, a privação de sono tem relação com os níveis de grelina (hormônio da fome) e a leptina (hormônio da saciedade), podendo levar ao aumento da fome e apetite.

Também é importante a prática do exercício físico que além de aumentar o gasto calórico auxilia na manutenção de massa muscular.

A dieta perfeita é aquela que leva o indivíduo ao seu objetivo e que traz melhoria dos hábitos promovendo saúde e bem estar.

 

Entre em contato com a nutri:

@gicastronutricao

gip.castro@hotmail.com

Conteúdo de interesse

A Dieta Perfeita

por Giovanna Castro, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, Pós-graduada em Nutrição Hospitalar

Leia mais