Escreva um livro, antes, leia: “Os desafios da sustentabilidade, uma ruptura urgente”

Escreva um livro

Antes, leia: “Os desafios da sustentabilidade, uma ruptura urgente”

“OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE, uma ruptura urgente” do escritor Fernando Almeida pelas Editoras Elsevier e CAMPUS com apoio da Arcelor Brasil, é dedicado aos líderes em sustentabilidade que ainda vão surgir.

O poder concentrado, a alta tecnologia, a transformação inclemente dos ecossistemas e seus serviços em uma escala ímpar – tudo isso combinado com a miséria e a total falta de oportunidade. Este livro aponta caminhos para enfrentar a tragédia socioambiental que ameaça a continuidade dos empreendimentos humanos, de nossa organização social, e, no limite, até da própria espécie humana. Analisa o papel de indivíduos e organizações no setor privado, no governo e nas organizações da sociedade civil (ONGs), com ênfase nas empresas. Formulado em três partes, discute onde estamos, para onde vamos e como implementar as mudanças no rumo da sustentabilidade. E traça o perfil do estadista corporativo, que será, no mundo tripolar, o líder de visão que vai conduzir o capitalismo sustentável.

Serviços que a natureza presta ao homem

O autor evidencia o conjunto de serviços ambientais que representa o capital natural do planeta. Um capital ameaçado pela ausência de direito de propriedade o que significa que não tem dono definido e de fungibilidade, que não pode ser substituído por outro da mesma espécie, qualidade, quantidade e valor. Ele explica que na raiz do uso insustentável desses serviços, está o fato de serem definidos economicamente como externalidades, produtos globais de uso comum.

Fonte: AVALIAÇÃO ECOSSISTÊMICA DO MILÊNIO. Ecossistemas e bem-estar humano. Vivendo além dos nossos meios.

 

Fernando Almeida tem sido uma força para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo desde que o conheço e mesmo antes de conhecê-lo. Vejo-o como um sábio e corajoso líder do CEBDOS, contribuindo, de modo contundente, para o progresso e a criatividade dentro das sessenta organizações nacionais e regionais que formam a rede do World Business Council for Sustentainable Development (Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), no qual é sempre uma voz eloquente.

O que Fernando Almeida diz vale ser ouvido e o que ele escreve deve ser lido. Este livro, de leitura fácil, cobre um amplo universo de tópicos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Sinto-me honrado por ter uma pequena particpação nesta obra.”

Bjorn Stigson, Presidente do WBCSD

Bjorn Stigson, Presidente do WBCSD

Sobre o autor

O engenheiro Fernando Almeida faz parte do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas, sediado no Japão, e integrou o Conselho de Administração da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, patrocinada pela ONU. É Presidente-executivo do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Coppe/UFRJ.

Mestre em Engenharia do Meio Ambiente pelo Manhattan College, de Nova York, iniciou a vida profissional no setor público, tendo sido Presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema-RJ).

No setor privado, integra o Conselho de Administração e Sustentabilidade da Alcoa, os Conselhos Fiscal e Socioambiental do Banco Itaú e o Comitê Holcim (Brasil) para o Desenvolvimento Sustentável.

É autor de O bom negócio da sustentabilidade (2002) e colaborador no livro Meio ambiente no século 21 (2003).

Para comprar o livro online acesse:

www.saraiva.com.br

www.amazon.com.br

www.estantevirtual.com.br – Catálago completo em www.elsevier.com.br