Novo Piso Sustentável Revoluciona as feiras Bio Brazil Fair e Naturaltech 2024

Piso composto por plástico reciclado utilizando o jeans como pigmento proporciona uma estética única e reforça o compromisso com a sustentabilidade para o mercado de eventos

 

A inovação e a sustentabilidade foram as grandes estrelas da 18ª edição da Bio Brazil Fair e da Naturaltech deste ano. Ao atingirem a maioridade, ambos eventos do setor de produtos orgânicos e naturais da América Latina, se destacam como os principais em 2024 por suas iniciativas de sustentabilidade e solidariedade. Como exemplo das práticas adotadas há quase duas décadas, todos os resíduos produzidos em cada fase dos eventos, desde a montagem, passando pelos dias da feira, até a desmontagem, são cuidadosamente separados, monitorados e direcionados para cooperativas ou compostagem, no caso de resíduos orgânicos.

Piso tecnológico feito a partir de material sustentável

Uma das novidades desta edição é o piso da feira. Feito em material sustentável, desenvolvido em parceria com a Caprimar Eventos, Therpol®, Cotton Move e UBQ, este piso único representa um avanço significativo na redução de resíduos plásticos. Além disso, ele é feito com Therpol e fibras de tecido que seriam descartadas, dando um novo propósito a materiais que de outra forma contribuiriam para a poluição ambiental. Para dar cor ao piso, o resíduo do jeans, que é um dos resíduos têxteis mais abundantes no mundo, é utilizado e sua função como pigmento reduz a necessidade de novos corantes químicos, diminuindo ainda mais o impacto ambiental.

Além de seu impacto ambiental positivo, o novo piso sustentável oferece a mesma durabilidade de pisos tradicionais, garantindo uma experiência confortável e segura para todos os participantes dos eventos. Esta inovação demonstra que é possível realizar grandes eventos de maneira mais ecológica, sem comprometer a qualidade ou a segurança.

O Therpol® é uma tecnologia de inovação sustentável por ser pioneiro na criação de um termoplástico à base da borracha natural das seringueiras, sendo um biomodificador de impacto para os mais diversos tipos de plásticos, à exemplo do PP, PE, PS, PET, ABS, PA, PLA, entre outros, virgens e reciclados. O Therpol® não é apenas uma matéria prima de origem vegetal que visa a modificação do plástico, trata-se de uma tendência que tem expressiva atuação como possibilitador da circularidade do plástico, atendendo assim a tão necessária demanda do mercado em projetos que vislumbram a real economia circular. O produto é 100% brasileiro, proveniente de fonte sustentável e renovável.

O piso também inclui o composto da UBQ, um pallet feito a partir de lixo orgânico transformado através de um processo avançado. Este material inovador não apenas reduz a quantidade de resíduos, mas também contribui significativamente para a redução de carbono.

Demais Ações Sustentáveis

Para 2024, a Francal, organizadora das feiras Bio Brazil Fair e da Naturaltech, está comprometida em reciclar as embalagens coletadas por meio de medidas de compensação ambiental. Isso implica que cada embalagem recolhida nas feiras será adequadamente reciclada. Lixeiras fabricadas a partir de material reutilizável e biodegradável serão estrategicamente posicionadas em diversos locais das feiras, otimizando o trabalho da equipe de coleta, permitindo uma separação adequada do lixo e garantindo sua correta destinação.

O evento busca também estimular os expositores a aplicarem práticas de ações sustentáveis por meio dos critérios apresentados na campanha, selo “Viva Verde”. Os requisitos da iniciativa incluem a redução de lixo e resíduos, seja através do uso de tecnologias que substituem materiais impressos, implementação de sistemas de coleta e reciclagem, ou até mesmo a adoção de soluções criativas para demonstrações e degustações. Ao cumprir esses requisitos, os expositores podem obter o selo” Viva Verde” e alcançar visibilidade nos canais oficiais do evento, incentivando o público a visitar o seu espaço.

Para neutralizar as emissões de carbono geradas pelos veículos, foi disponibilizado serviço de translado gratuito, otimizando e priorizando o transporte público para se deslocarem aos eventos. Urnas também serão disponibilizadas nas saídas do pavilhão para que visitantes, expositores e todos os participantes dos eventos possam depositar seus crachás, caso não retornem ao evento. Os materiais recolhidos serão encaminhados para reciclagem.

Conheça todas as ações de sustentabilidade da Bio Brazil Fair e Naturaltech no site oficial das feiras.