Marcio Camargo, e a revolução no futuro do agro brasileiro

Tecnologia com inovação para a produção de bio soluções, a importância do químico no agro saudável e mais produtivo

Parte das megatendências de futuro do agro elencadas pela EMBRAPA, a bioindústria MGM Agromais sediada no município de Sumaré no interior de São Paulo, vem atuando tecnicamente ao lado do produtor brasileiro como solução para os desafios do campo e aumento significativo da produtividade nacional.

Ancorando pessoalmente esta revolução com tecnologia e inovação está o químico Marcio Camargo. De fala serena, em tom apaixonado pela própria invenção, Marcio é um profissional que através de sua simplicidade e competência vem agregando e conquistando a todos por onde passa oferecendo seu Legado Agrícola.

megatendência de futuro do agro

um legado de saúde para a agricultura brasileira

A MGM Agromais é uma empresa brasileira voltada à atuação de desenvolvimento de

produtos orgânicos para contribuição da agricultura sustentável.

O principal lançamento da bioindústria é o biobotânico Nutriterge, que contém 18 moléculas naturais que atuam na fisiologia da planta contribuindo com aumento de produtividade, equilibrando fitohormônios e através dos seus exsudados protegendo os cultivares de ataques de nematóides.

Metabolizado pela planta contribui para absorção dos minerais que estão na solução do solo, a emissão eletroquímica dos exsudados liberam gradualmente minerais retidos nesse solo.

com a palavra,

o inventor

“Meu nome é Marcio Camargo, trabalho na área química da empresa. Venho do ramo de petróleo e gás, mas a agricultura sempre me chamou a atenção pelo seu crescimento acelerado.

Como pesquisador sigo fazendo meus trabalhos relacionados à agricultura.

E foi na botânica que eu observei uma planta típica da região do Ceará. Estava no estado com minha esposa que é cearense quando do primeiro contato com a planta.

Peguei-a num dia e passei na pele fazendo carinho nos pés da minha esposa.

Ao fazer isso notei que havia uma substância que proporcionava um relaxamento.

Fiquei curioso e comecei a estudar a planta.

Compreendi o que ela poderia oferecer em princípios ativos, iniciei então os trabalhos no Ceará. Explorei todos os procedimentos possíveis a partir dela e iniciei aplicações aleatórias, observando em cada aplicação alguns diferenciais.

Promovi então um composto de plantas somada a ela e nessa junção começamos a ter alguns resultados imediatos.

Logo depois deste início de experimentos fui para o estado de Goiás iniciar um serviço, e lá conheci meu sócio na MGM, Stênio.

Nos unimos e os experimentos duraram um ano.

Fazíamos e encaminhávamos para São Paulo para concretizarmos as análises em laboratório apropriado.

Pós análises eu seguia fazendo os ajustes laboratoriais até chegar numa determinada concentração que pudesse ser utilizada com segurança e efetividade.

Fui para Petrolina atuar um pouco mais no ramo petroquímico.

A cidade é um polo agrícola de produção de frutas onde pude testar meus experimentos com tranquilidade.

No início tudo foi muito artesanal.

Havia produtores naquela região com dificuldades por causa de nematóides, chegando ao ponto de perder a roça toda. Um amigo em comum me convidou para testar o produto nesse caso. Aplicamos na lavoura e voltamos após quinze dias recebendo a notícia de que o produto havia funcionado.

A partir de então direcionamos nossa atuação para a resposta mais eficaz do produto que passou a se chamar Nutriterge.

Oficializamos então a produção industrializada do Nutriterge com sede em Sumaré no estado de São Paulo.

Nutriterge é um produto muito técnico, suas aplicações são técnicas.

Viajo de estado em estado atendendo nossos clientes com consultoria técnica.

Nutriterge abrange muitas funcionalidades e com elas ele gera maior produtividade.

É um produto que trabalha a biótica de solo, raiz da planta, parte morfológica e fisiológica da planta. E essa somatória é o que proporciona fitossanidade e o aumento da produtividade.

A assessoria técnica é muito importante para o manejo.

O produtor sofreu muitos anos no Brasil com promessas e nós não fazemos promessas, entregamos uma assistência técnica personalizada com análise de solo, de folhas e grãos para termos antes do manejo o mapeamento completo ao lado do produtor.

A soja vai sair com uma qualidade melhor, com mais proteína, o milho virá com mais amido, e lá na frente na industrialização desses insumos acabamos tendo um custo menor.

Cada estado tem uma particularidade, nós temos performance em todos.

Atuamos sempre ao lado dos produtores, técnicos e agrônomos.

No estado de São Paulo temos atuação na região produtora de amendoim, cana de açúcar, no Cinturão Verde com folhosas, estamos na região de Itapeva onde temos plantio de grãos, atuamos na região de Marília também com grãos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto com cana, batatais com café orgânico, por exemplo.

Temos uma parceria com a UFMG e isso nos ajuda em relação às análises.

No início focamos na agricultura orgânica e na parte de produção de folhas de ciclos curtos convencionais, mas com os testes da Universidade percebemos juntos que Nutriterge atua fortemente também na agricultura convencional com um benefício enorme por ser orgânico certificado.

Adaptamos as dosagens e desde lá construímos relacionamento com os produtores de grãos em todo o país. Levamos duas safras para definir o manejo ideal para a agricultura convencional.

a certificação IBD

Sempre tivemos a ideia de criar algo diferente.

E para criar algo diferente não poderia fazer um nitrogênio líquido ou um fósforo líquido, isso é coisa simples que já temos no mercado.

Como toda a nossa matéria prima é orgânica, e nós sempre focamos inicialmente na agricultura orgânica, surgiu então a decisão de certificar o bioestimulante químico como orgânico pela IBD.

“Não é um milagre,

é um produto que veio para somar na agricultura sustentável e que é um benefício a mais para o produtor a fim de que aproveite melhor o seu espaço produtivo.” Marcio Camargo

nós somos o que comemos

O que sempre falo é que nós somos o que comemos, se temos um alimento saudável estaremos nos auto protegendo sem insumos químicos.

Precisamos ter um investimento maior em pesquisa para que esses alimentos possam chegar de forma mais saudável à mesa do brasileiro.”

Aparecido, gerente da MGM, Stênio e Glauce, diretores da empresa e líderes da inovação tecnológica Nutriterge

“Falamos em produtividade, vamos falar por exemplo da soja: falamos que conseguimos de cinco a dez sacas a mais de soja por hectare dependendo da região.

Isso significa que representa um acréscimo de dez a quinze por cento na produção geral de grãos, se conseguirem um outro produto que faça isso, me avisem. Nutriterge faz.

Gostaríamos de dizer isso à ministra da agricultura, como conseguimos conquistar um aumento tão grande de produtividade investindo tão pouco.

Esse é o nosso papel, somos pequenos crescendo rápido.

Deixamos este legado para o futuro do Brasil.”

Stênio Costa, sócio proprietário da MGM Agromais